Algumas pessoas ficam confusas ao começar a trabalhar com o WordPress quando se deparam com a nova funcionalidade Post Formats – disponibilizada a partir da versão 3.1 – principalmente em como diferencia-la do Custom Post Type.

Nota: Tanto os Post Formats quanto os Custom Post Types NÃO são ativados nativamente pelo WordPress. Para utiliza-los você deve configurar seu tema.

Para sanar essas dúvidas, farei uma breve explicação sobre cada funcionabilidade.

Custom Content Types

Basicamente utilizamos Custom Content Types para registar conteúdos que não sejam posts, por exemplo: produtos, serviços, portfólio e etc. É importante que você saiba que os Custom Content Type não são mostrados em seu feed RSS, portanto, se isso for um problema a solução neste caso será utilizar os Posts Formats.

Post Formats

Utilizamos o Post Format para formatar o design da página dos posts, páginas ou Custom Posts, para cada formato pré-definido pelo WordPress: aside, gallery, link, image, quote, status, video, audio e chat.

Para exemplificar vamos supor que você deseja criar uma sessão de videos em seu website. No entanto, você deseja apresentar um layout diferente quando o visitante acessar os posts que contenham os videos. Para isso basta fazer a verificação do formato do post em sua exibição.

Veja meu tutorial prático/explicativo sobre Post Formats:
Trabalhando com Post Formats no WordPress

Se você trabalha com WordPress ha tempos, provavelmente você definiria uma categoria específica para fazer a personalização do layout. O problema é que esta solução não é padronizada, tornando a mudança do tema um grande problema…

Conclusão

Ambas as funcionalidades existem e funcionam para o mesmo fim: permitir ao desenvolvedor criar outros tipos de posts e personalizar o layout de cada um deles.

A decisão de qual utilizar em seu projeto fica por sua responsabilidade! ^^’

Quer copiar esse post no seu site? Você pode!

Segundo a licença da Creative Commons 3.0 (CC BY SA 3.0) você pode copiar e distribuir esse conteúdo desde que faça menção ao autor original, para isso é só copiar esse código no final do artigo quando for publicá-lo em seu site:

<p>Artigo originalmente publicado em <em>1 de julho de 2011</em> por <strong><a href="http://pedroelsner.com/" title="Pedro Elsner, Profissional de TI - São Paulo">Pedro Elsner</a></strong>: <a href="http://pedroelsner.com/2011/07/diferenca-entre-post-formats-e-custom-post-types/" title="Diferença entre Post Formats e Custom Post Types">Diferença entre Post Formats e Custom Post Types</a></p>
A não menção ao autor original da obra implicará em cópia e/ou distribuição ilegal de propriedade intelectual, o que é crime segundo a Lei n.º 9.610.