6 de julho de 2011  //  Sem Comentários  //  Categorias: Tutoriais, WordPress

Trabalhando com Post Formats no WordPress



No artigo Diferença entre Post Formats e Custom Post Types abordei a diferença entre cada funcionalidade. Agora vamos implementar o Post Formats e ver seu funcionamento na prática.

Post Formats

Basicamente o Post Formats é uma funcionalidade adicionada a partir da versão 3.1. Basicamente utilizamos o Post Formats para formatar o design da página dos posts para cada tipo pré-definido pelo WordPress: aside, gallery, link, image, quote, status, video, audio e chat.

Para isso você precisa configurar seu tema para trabalhar com os Post Formats, colocando no arquivo functions.php o seguinte código:

Agora no dashboard você pode selecionar o formato do post assim como você seleciona o modelo das páginas.

Páginas e Custom Post Type

Além dos posts, você pode atribuir o Post Formats em páginas e em seus Custom Post Type.

Utilização

Depois de configurado o tema, definido os posts com os formatos específicos, precisamos alterar nosso arquivo de visualização do post para cada formato específico.

Faremos isso com uma simples condição IF logo no inicio do arquivo single.php:

Com o Format Posts podemos criar facilmente telas diferentes para os diferentes formatos de post. Por exemplo: podemos criar uma sessão de videos em nosso site, inserir os vídeos em posts formato vídeo e personalizar sua exibição.

Para ficar ainda melhor a organização do tema, podemos criar includes derivadas do single.php para cada Format Post:

Conclusão

Diga adeus para as categorias que funcionavam como hack apenas para personalização do layout dos posts.

Utilizar Post Format além de ser muito mais fácil, organiza e padroniza seu tema.
Não tem porque não usar e abusar – no bom sentido ^^’ – dele.

Quer copiar esse post no seu site? Você pode!

Segundo a licença da Creative Commons 3.0 (CC BY SA 3.0) você pode copiar e distribuir esse conteúdo desde que faça menção ao autor original, para isso é só copiar esse código no final do artigo quando for publicá-lo em seu site:

<p>Artigo originalmente publicado em <em>6 de julho de 2011</em> por <strong><a href="http://pedroelsner.com/" title="Pedro Elsner, Profissional de TI - São Paulo">Pedro Elsner</a></strong>: <a href="http://pedroelsner.com/2011/07/trabalhando-com-post-formats-no-wordpress/" title="Trabalhando com Post Formats no WordPress">Trabalhando com Post Formats no WordPress</a></p>
A não menção ao autor original da obra implicará em cópia e/ou distribuição ilegal de propriedade intelectual, o que é crime segundo a Lei n.º 9.610.