1 de agosto de 2011  //  1 Comentário  //  Categorias: PHP, Tutoriais

Criando getters e setters automáticos com PHP



Na versão 5 do PHP, existem uma série de métodos mágicos. Porém o mais interessante é na minha opinião é o __call(), onde podemos utiliza-lo para criar automaticamente getters e setters para as variáveis de nossa classe.

O problema é que qualquer método inexistente chamado, será redirecionado para a função __call(). No caso aqui, existem algumas validações, checando se os 3 primeiros caracteres são get ou set. Caso não for nenhum dos dois, é gerada um Exception dizendo que a função é inexistente.

Desta forma, suas variáveis na classe podem ficar protegidas e você pode criar funções funções especifica para mascaras, validação de permissão, e etc.

Até! ^^

Quer copiar esse post no seu site? Você pode!

Segundo a licença da Creative Commons 3.0 (CC BY SA 3.0) você pode copiar e distribuir esse conteúdo desde que faça menção ao autor original, para isso é só copiar esse código no final do artigo quando for publicá-lo em seu site:

<p>Artigo originalmente publicado em <em>1 de agosto de 2011</em> por <strong><a href="http://pedroelsner.com/" title="Pedro Elsner, Profissional de TI - São Paulo">Pedro Elsner</a></strong>: <a href="http://pedroelsner.com/2011/08/criando-getters-e-setter-automaticos-com-php/" title="Criando getters e setters automáticos com PHP">Criando getters e setters automáticos com PHP</a></p>
A não menção ao autor original da obra implicará em cópia e/ou distribuição ilegal de propriedade intelectual, o que é crime segundo a Lei n.º 9.610.