21 de agosto de 2011  //  1 Comentário  //  Categorias: Artigos

Descobrindo os processos de aprendizagem



Neste artigo quero abordar um tema de um maravilhoso processo que estou vivendo, uma nova etapa de aprendizado que normalmente as pessoas não gostam, porque não sabem como lidar com ela e também que ela é uma etapa fundamental do nosso crescimento e desenvolvimento.

O processo de aprendizado

Podemos definir a estrutura do processo de aprendizado em quarto diferentes etapas muito bem definidas:

Etapa 1: Inconscientemente Incompetente
Etapa 2: Conscientemente Incompetente
Etapa 3: Conscientemente Competente
Etapa 4: Inconscientemente Competente

É muito importante sabermos que todo processo de aprendizado passa por essas quatros etapas. Veremos alguns exemplos de cada uma delas para facilitar o entendimento.

Etapa 1: Inconscientemente Incompetente

Nesta etapa somos completamente ignorantes em um determinado assunto. Saiba que todos nós somos ignorantes, porém, cada um de nós é ignorante em assuntos diferentes.

Resumidamente, esta etapa é aquela em que nem sabemos o quanto não sabemos a cerca de um determinado assunto.

Por exemplo: Vamos considerar uma profissão como a de um piloto de avião, você sabe como é ser piloto de avião? Pois é, você é um ignorante neste assunto, ou seja, você nem sabe o quando você não sabe sobre ser um piloto de avião.

Agora digamos que você comece a se interessar sobre o assunto, comece a pesquisar a respeito e a conversar com pilotos, devido a esta proximidade, você passou a ter ideia do que seria pilotar um avião. Neste momento, você passa para a segunda etapa do processo de aprendizado.

Etapa 2 – Conscientemente Incompetente

Aqui, após recebermos algumas informações sobre o assunto, você percebe o quanto não sabe, no nosso exemplo: “como pilotar um avião”. Portanto, você passa a estar consciente do quanto é incompetente no que diz respeito a pilotar um avião.

Digamos que o seu interesse no assunto é grande e você se matricula em uma escola para pilotos. Agora você passou para a terceira etapa do processo de aprendizado.

Etapa 3 – Conscientemente Competente

Cursando o “curso para pilotos”, você adquiriu um bom domínio do assunto, já realizou algumas horas de curso, já praticou durante algumas horas, foi aprovado, está hapto para pilotar aviões e consciente de que pode realizar bons vôos. Ou seja, você esta consciente de suas competências.

Digamos que a partir daqui, você é contratado por uma empresa de transportes aéreos e dentro de um ano você entra na quarta etapa do processo de aprendizado.

Etapa 4 – Inconscientemente Competente

Agora você já esta com inúmeras horas de voo, você já esta na etapa de excelência, você já nem pensa mais em “como pilotar um avião”, você simplesmente senta na cabina e voa, sem pensar em como fazer, simplesmente fazendo, assim como dirigir um carro – no automático e inconsciente.

Portanto, nesta etapa, você nem sabe mais o quanto você sabe sobre pilotar aviões.

Etapa de Confusão

Todo e qualquer tipo de aprendizado passa por essas quatro etapas.

Há também uma etapa extra entre as etapas 2 e 3 que se chama confusão. Após percebemos o quanto não sabemos sobre um assunto qualquer, e passarmos para a etapa da consciência, surge em nossas mentes a confusão e a estrutura de todo o processo passa então a ter mais um estágio:

Etapa 1: Inconscientemente Incompetente
Etapa 2: Conscientemente Incompetente
Etapa de Confusão
Etapa 3: Conscientemente Competente
Etapa 4: Inconscientemente Competente

O mais importante é perceber que a etapa de confusão é uma condição positiva, pois sinaliza que ainda não estamos conscientes, porém, que não somos mais ignorantes sobre determinado assunto.

Quantas e quantas vezes você já não se sentiu confuso na vida? Você pode interpretar ou ter interpretado esta condição como algo ruim – afinal ninguém gosta de estar confuso, pois confusão traz insegurança. No entanto, perceba que ela é uma etapa positiva onde as informações começam a ter alguma relevância.

Quando se sentir confuso em determinado assunto, saiba que esta confusão faz parte do processo de aprendizado e que você está crescendo, evoluindo e desenvolvendo rumo a etapa 4.

Conclusão

Entender todo este processo tem me ajudado muito nesta nova etapa da minha vida. Assim, espero que possa ser de grande valor para a sua também. =]

Quer copiar esse post no seu site? Você pode!

Segundo a licença da Creative Commons 3.0 (CC BY SA 3.0) você pode copiar e distribuir esse conteúdo desde que faça menção ao autor original, para isso é só copiar esse código no final do artigo quando for publicá-lo em seu site:

<p>Artigo originalmente publicado em <em>21 de agosto de 2011</em> por <strong><a href="http://pedroelsner.com/" title="Pedro Elsner, Profissional de TI - São Paulo">Pedro Elsner</a></strong>: <a href="http://pedroelsner.com/2011/08/descobrindo-os-processos-de-aprendizagem/" title="Descobrindo os processos de aprendizagem">Descobrindo os processos de aprendizagem</a></p>
A não menção ao autor original da obra implicará em cópia e/ou distribuição ilegal de propriedade intelectual, o que é crime segundo a Lei n.º 9.610.
  • Sensacional além de muito bem escrito e muito explicativo é algo que devemos treinar diariamente! Parabénss!!