Está semana me deparei com um problema inusitado: uma estação linux com problema de performance. Foi então que encontrei o Preload que fez um milagre, não só nesta estação, mas em toda a rede.

Basicamente, o Preload é um “daemon” que percorre a fundo todo o sistema e observa quais são os programas que você usa com mais freqüência, faz o cache deles, a fim de acelerar o tempo de carregamento da aplicação.

Instalando

Uma vez instalado, o Preload começará e nenhuma ação adicional é necessária. É simplesmente fantástico! =]

Monitorando

Se você quiser verificar quais recursos o Preload está utilizando, você pode monitorar seu logfile executando:

Se você quiser obter mais informações sobre os arquivos específicos de cache do Preload, olhe para este ficheiro:

A coisa mais “bonita” sobre o Preload é que você pode ignorar esses arquivos completamente. ^^’

Conclusão

O Preload pode proporcionar uma grande melhoria no tempo de inicialização do aplicativo. Eu recomendo que você instale o Preload em sua máquina desktop, e embora possa demorar um pouco para o daemon reconhecer os seus hábitos antes de verificar qualquer melhoria de desempenho real, é uma grande ferramenta que aumenta a velocidade do seu sistema.

Quer copiar esse post no seu site? Você pode!

Segundo a licença da Creative Commons 3.0 (CC BY SA 3.0) você pode copiar e distribuir esse conteúdo desde que faça menção ao autor original, para isso é só copiar esse código no final do artigo quando for publicá-lo em seu site:

<p>Artigo originalmente publicado em <em>8 de agosto de 2011</em> por <strong><a href="http://pedroelsner.com/" title="Pedro Elsner, Profissional de TI - São Paulo">Pedro Elsner</a></strong>: <a href="http://pedroelsner.com/2011/08/preload-melhora-drasticamente-a-performace-do-seu-linux/" title="Preload melhora drasticamente a performance do seu Linux">Preload melhora drasticamente a performance do seu Linux</a></p>
A não menção ao autor original da obra implicará em cópia e/ou distribuição ilegal de propriedade intelectual, o que é crime segundo a Lei n.º 9.610.
  • Dhiego Borges

    Vamos testar e ver no que dá ^^