15 de agosto de 2011  //  2 Comentários  //  Categorias: CakePHP, Tutoriais

Validando formulários sem tabela no CakePHP 1.3



Uma das coisas mais interessantes de utilizar o CakePHP é o seu sistema de criar formulário (é sério! ^^’). Ele é fantástico, pois faz tudo sozinho em poucos segundos. Nesta semana vou deixa uma breve dica para utilizar este recurso em formulários sem tabela.

Validando

“Automágicamente” pelo Model

Primeiro criamos um model qualquer:

Agora configuramos a validação dos campos normalmente:

Por último, fazemos a validação no Controller:

Manualmente pelo Controller

Podemos fazer a validação manualmente (campo por campo) em nosso Controller, utilizando algo como:

Quer copiar esse post no seu site? Você pode!

Segundo a licença da Creative Commons 3.0 (CC BY SA 3.0) você pode copiar e distribuir esse conteúdo desde que faça menção ao autor original, para isso é só copiar esse código no final do artigo quando for publicá-lo em seu site:

<p>Artigo originalmente publicado em <em>15 de agosto de 2011</em> por <strong><a href="http://pedroelsner.com/" title="Pedro Elsner, Profissional de TI - São Paulo">Pedro Elsner</a></strong>: <a href="http://pedroelsner.com/2011/08/validando-formularios-sem-tabela-no-cakephp/" title="Validando formulários sem tabela no CakePHP 1.3">Validando formulários sem tabela no CakePHP 1.3</a></p>
A não menção ao autor original da obra implicará em cópia e/ou distribuição ilegal de propriedade intelectual, o que é crime segundo a Lei n.º 9.610.
  • Suporte

    Dá pra utilizar o MeioUpload quando não temos uma tabela? 

  • Para Cake 1.3, a versão que baixei do plugin, não dava.
    Agora para Cake 2, eu ainda não utilizei o plugin.