Quando entrego um site em WordPress, tomo todo o cuidado de desativar links no menu desnecessários e acessos que podem acarretar em dores de cabeça no futuro. A atualização do WordPress e dos plugins é uma delas.

Na mudança da versão 3.1 para a 3.2 do wordpress, vários plugins deram problemas o que acarretou em alguns sites fora do ar. ^^’

O usuário é assim mesmo, se o sistema notificar que ha uma atualização disponível, ele vai fazer rapidamente. Quem quer ter um sistema desatualizado?

Para evitar isso, colocamos uma trava bem simples no functions.php do tema atual:

Basicamente, desativamos todas as notificações, escondemos o menu Plugins, e o submenu Atualização do menu Painel. Você encontra o número dos menus e submenus no arquivo /wp-admin/menu.php.

Neste exemplo eu desativei para todo e qualquer usuário. Entretanto, pode ser útil deixar visível os links do menu para uma atualização manual, ou, manutenção dos plugins apenas para usuários administradores. Para isso vamos colocar uma condição antes de tudo:

Verificamos se o usuário pode adicionar usuários, e se não, bloqueamos as notificações e/ou os links do menu. Você pode fazer a condição que quizer para o nível de acesso do usuário com base nesta tabela: Capability vs Rule Table.

Agora, tenho uma rotina de a cada 15 dias acessar os sites dos meus clientes, realizando atualizações do WordPress ou Plugins se necessário, atualizando os caches, optimizando a base de dados e etc…

Bom é isso, pra mim cliente bom é cliente que não me liga!
E para o cliente não ligar, ele tem que utilizar um sistema bem configurado, evitando deixar disponíveis links de configurações importantes. =]

Até a próxima!

Quer copiar esse post no seu site? Você pode!

Segundo a licença da Creative Commons 3.0 (CC BY SA 3.0) você pode copiar e distribuir esse conteúdo desde que faça menção ao autor original, para isso é só copiar esse código no final do artigo quando for publicá-lo em seu site:

<p>Artigo originalmente publicado em <em>25 de setembro de 2011</em> por <strong><a href="http://pedroelsner.com/" title="Pedro Elsner, Profissional de TI - São Paulo">Pedro Elsner</a></strong>: <a href="http://pedroelsner.com/2011/09/desativando-a-notificacoes-para-atualizacao-do-wordpress-e-plugins/" title="Desativando todas notificações de atualização do WordPress">Desativando todas notificações de atualização do WordPress</a></p>
A não menção ao autor original da obra implicará em cópia e/ou distribuição ilegal de propriedade intelectual, o que é crime segundo a Lei n.º 9.610.
  • Fernando

    Ótimo material. Obrigado, Pedro!

  • brother, ainda ficou uma notificação de atualização naquela dash do topo.. no caso o wordpress 3.5. Você sabe o código complementar para não aparecer a atualização lá tb?

  • Brayan desculpe a demora em responder ^^’
    Inclua isso no functions.php:

    function wps_admin_bar() {
    global $wp_admin_bar;
    $wp_admin_bar->remove_menu(‘updates’);
    }
    add_action(‘wp_before_admin_bar_render’, ‘wps_admin_bar’);

  • Thiago de Freitas

    Cara, estou com problemas em atualização de temas, quando eles atualizam o meu site fica fora do ar, com uma página inicial wpquery.co . o que pode ser e como resolver?

  • frann

    Olá jovem, no meu caso, eu quero que apareça a opção de atualização que alguém por algum motivo desabilitou… pelo que vi tem diversas formas de desabilitar esta opção mais nem uma das formas que já encontrei por ai na net resolveu. Se alguém poder ajuda eu agradeço

  • Muito obrigado me ajudou.