4 de outubro de 2011  //  11 Comentários  //  Categorias: Artigos, MySQL, Tutoriais

Ordenando resultados específicos no MySQL



Um dia desses precisei fazer uma ordenação diferente, onde os registros deveriam estar ordenados de forma ascendente, mais o primeiro registro deveria ter prioridade sobre os outros valores e estar em primeiro lugar.

Vire-e-mexe preciso de algumas funcionalidades nos projetos que me deixam com os cabelos em pé! Na verdade, gosto destas ocasiões porque acabo aprendendo muito com estes desafios.

Por que aprendemos com desafios?
Veja este meu artigo: Descobrindo os processos de aprendizagem.

Para nosso exemplo, criei a tabela teste com a seguinte estrutura e valores:

Vamos agora ordenar esta tabela de forma acendente pelo valor, mas vamos garantir que o valor4 seja o primeiro registro:

Como pode ver, o valor4 é o primeiro registro e os demais estão ordenados de forma ascendente. Definimos o valor4 com prioridade ou mais relevância através da instrução ORDER BY FIELD(valor, 'valor4') DESC.

Vamos fazer outro exemplo agora, retornando valor2 e valor4 como prioritários e os outros registros em ordem descendente.

Bom é isto! =]

O tutorial desta vez foi curto, a dica simples, mas ela pode livrar a sua aplicação de algumas “gambiarras” e códigos desnecessários. ^^’

Até!

Quer copiar esse post no seu site? Você pode!

Segundo a licença da Creative Commons 3.0 (CC BY SA 3.0) você pode copiar e distribuir esse conteúdo desde que faça menção ao autor original, para isso é só copiar esse código no final do artigo quando for publicá-lo em seu site:

<p>Artigo originalmente publicado em <em>4 de outubro de 2011</em> por <strong><a href="http://pedroelsner.com/" title="Pedro Elsner, Profissional de TI - São Paulo">Pedro Elsner</a></strong>: <a href="http://pedroelsner.com/2011/10/ordenando-resultados-especificos-no-mysql/" title="Ordenando resultados específicos no MySQL">Ordenando resultados específicos no MySQL</a></p>
A não menção ao autor original da obra implicará em cópia e/ou distribuição ilegal de propriedade intelectual, o que é crime segundo a Lei n.º 9.610.
  • Kim

    Poxa, muito bom cara… Me livrou de fazer 3 querys desnecessárias… Muito obrigado.

  • prns27

    valeu ajudou muito aqui

  • Carlos Carvalho

    Quebrou maior galho mano. Vlw mesmo!

  • Marcelo

    Obrigado, estáva mesmo precisando disso.

  • Airton Bruno

    Excelente!

  • Diego

    VC é o cara!

  • Excelente, me ajudou muito!!

  • Exatamente o que eu tava precisando. Já pesquisei mto sobre isso. Parabéns!

  • Samuel

    Muito bom!

  • Marcos

    Olá Pedro, sua dica é TOP TOP TOP, quebrou a árvore, o macaco e o galho.

    Vou acompanhar seu site!

    Parabéns pela sua iniciativa e pelos dedicados artigos.

  • Mateus Henrique

    Poxa, eu nem fazia ideia que isso era possível, vários “ifs” foram poupados! Me quebrou bem mais que um galho, valeu cara!!!