O FreeBSD é um sistema muito robusto e utilizado em larga escala por provedores de internet devido aos controles de Firewall, Qos e filas. Porém, antes de sair utilizando-o é preciso compilar o Kernel com as opções necessárias.
O que é um Kernel?
É o componente central do sistema operacional. Ele serve de ponte entre aplicativos e o processamento real de dados feito a nível de hardware. As responsabilidades do Kernel incluem gerenciar os recursos do sistema (a comunicação entre componentes de hardware e software).Geralmente como um componente básico do sistema operacional, um Kernel pode oferecer a camada de abstração de nível mais baixo para os recursos (especialmente processadores e dispositivos de entrada/saída) que softwares aplicativos devem controlar para realizar sua função. Ele tipicamente torna estas facilidades disponíveis para os processos de aplicativos através de mecanismos de comunicação entre processos e chamadas de sistema.
Meu Kernel
Quando implanto um servidor FreeBSD, tenho previamente um Kernel Default que depois apenas ajusto suas configurações para tirar o melhor desempenho do hardware. O FreeBSD vem com o Kernel Generic como padrão. Utilizaremos ele como base do nosso novo Kernel e adicionaremos algumas opções para habilitar IPFW, PF, NAT e QoS.
Compilando o novo Kernel
O processo é relativamente simples. Neste exemplo estou assumindo que você utiliza a arquitetura i386. Se o seu sistema utiliza outra arquitetura, você precisa alterar o caminho dos diretórios de acordo.
1- Acesse a pasta:
2- Agora criamos uma cópia do Kernel Default chamada FIREWALL:
3- Edite o arquivo FIREWALL e adicione no final as seguintes opções:
4- Compilando
Pronto! Kernel compilado. =D