21 de novembro de 2011  //  3 Comentários  //  Categorias: FreeBSD, Tutoriais

Compilando Kernel do FreeBSD



O FreeBSD é um sistema muito robusto e utilizado em larga escala por provedores de internet devido aos controles de Firewall, Qos e filas. Porém, antes de sair utilizando-o é preciso compilar o Kernel com as opções necessárias.

O que é um Kernel?

É o componente central do sistema operacional. Ele serve de ponte entre aplicativos e o processamento real de dados feito a nível de hardware. As responsabilidades do Kernel incluem gerenciar os recursos do sistema (a comunicação entre componentes de hardware e software).Geralmente como um componente básico do sistema operacional, um Kernel pode oferecer a camada de abstração de nível mais baixo para os recursos (especialmente processadores e dispositivos de entrada/saída) que softwares aplicativos devem controlar para realizar sua função. Ele tipicamente torna estas facilidades disponíveis para os processos de aplicativos através de mecanismos de comunicação entre processos e chamadas de sistema.

Meu Kernel

Quando implanto um servidor FreeBSD, tenho previamente um Kernel Default que depois apenas ajusto suas configurações para tirar o melhor desempenho do hardware. O FreeBSD vem com o Kernel Generic como padrão. Utilizaremos ele como base do nosso novo Kernel e adicionaremos algumas opções para habilitar IPFW, PF, NAT e QoS.

Compilando o novo Kernel

O processo é relativamente simples. Neste exemplo estou assumindo que você utiliza a arquitetura i386. Se o seu sistema utiliza outra arquitetura, você precisa alterar o caminho dos diretórios de acordo.

1- Acesse a pasta:

2- Agora criamos uma cópia do Kernel Default chamada FIREWALL:

3- Edite o arquivo FIREWALL e adicione no final as seguintes opções:

4- Compilando

Pronto! Kernel compilado. =D


Tags: freebsd, kernel

Quer copiar esse post no seu site? Você pode!

Segundo a licença da Creative Commons 3.0 (CC BY SA 3.0) você pode copiar e distribuir esse conteúdo desde que faça menção ao autor original, para isso é só copiar esse código no final do artigo quando for publicá-lo em seu site:

<p>Artigo originalmente publicado em <em>21 de novembro de 2011</em> por <strong><a href="http://pedroelsner.com/" title="Pedro Elsner, Profissional de TI - São Paulo">Pedro Elsner</a></strong>: <a href="http://pedroelsner.com/2011/11/compilando-kernel-do-freebsd/" title="Compilando Kernel do FreeBSD">Compilando Kernel do FreeBSD</a></p>
A não menção ao autor original da obra implicará em cópia e/ou distribuição ilegal de propriedade intelectual, o que é crime segundo a Lei n.º 9.610.
  • Everton Dantas

    Valeu velho! isso foi de grande importância. Que DEUS te ilumine!

  • Aldo Pulice

    Qual versão do FreeBSD você esta utilizando?

  • Versão 7 ou inferior