14 de novembro de 2011  //  Sem Comentários  //  Categorias: Tutoriais, Windows

Utilizando “include” em arquivos DOS Batch



No tutorial Goto vs Call – Utilizando funções em arquivos DOS Batch ensinei como utilização funções em arquivos Batch. Agora, vamos aprender a como simular uma “include”.

Basicamente, vamos utilizar os conceitos de funções mas neste caso em arquivos externos. Teremos um arquivos com o processo e outro com várias funções. Desta forma, acessaremos funções específicas da nossa “include” utilizando o comando call.

Arquivo main.bat

Arquivo include.bat

O segredo de tudo esta na primeira linha do arquivo include.bat. Logo no inicio madamos todos os parâmetros para a função interna call:. Este inicia a função LOAD e retorna para o arquivo main.bat o retorno da função, neste caso 0.

Recentemente, utilizei este conceito de include para criar bibliotecas de funções o que tornou minhas “batchzinhas” em um sistema mais estruturado do que muito software por aí! =D

Você pode aplicar os mesmos conceitões das funções para criar as mais váriadas chamadas de seu arquivo include.bat.

Termos de busca


Tags: bat, batch, dos, win, windows

Quer copiar esse post no seu site? Você pode!

Segundo a licença da Creative Commons 3.0 (CC BY SA 3.0) você pode copiar e distribuir esse conteúdo desde que faça menção ao autor original, para isso é só copiar esse código no final do artigo quando for publicá-lo em seu site:

<p>Artigo originalmente publicado em <em>14 de novembro de 2011</em> por <strong><a href="http://pedroelsner.com/" title="Pedro Elsner, Profissional de TI - São Paulo">Pedro Elsner</a></strong>: <a href="http://pedroelsner.com/2011/11/utilizando-include-em-arquivos-dos-batch/" title="Utilizando “include” em arquivos DOS Batch">Utilizando “include” em arquivos DOS Batch</a></p>
A não menção ao autor original da obra implicará em cópia e/ou distribuição ilegal de propriedade intelectual, o que é crime segundo a Lei n.º 9.610.