21 de janeiro de 2012  //  6 Comentários  //  Categorias: QlikView, Tutoriais

Criando expressões avançadas no QlikView



O que acontece quando precisamos realizar a soma das vendas apenas dos clientes que compraram sapato em 2010? Pois é, esta é uma típica expressão avançada para QlikView. ^^

Sem bla-bla-bla, vamos direto ao ponto! =)

Indirect Set Analysis

Expressões de seleção e modificadores são relativamente simples. No entanto, neste caso precisamos criar uma expressão que retorne o resultado de uma outra expressão. Mais ou menos assim:

  • Primeiro temos que selecionar todos os clientes que compraram sapato no ano desejado, no caso 2010 (desconsiderando as seleções atuais)
  • Depois, pegamos o resultado da expressão (lista de clientes) e atribuímos à seleção atual para então somar as vendas

Se você ainda não esta familiarizado com as expressões do QlikView, sugiro a leitura desses dois tutoriais: Entendendo ALL e TOTAL nas funções do QlikView e Guia Completo: Set Analysis QlikView

Para conseguirmos a lista de clientes, utilizaremos a função P() que retorna o resultado da expressão em um “array”. Haverá casos em que você terá de utilizar a função E() que retorna o INVERSO do resultado da expressam em um “array”.

Expressões

Da mesma forma, podemos fazer o inverso e somar as vendas de todos os cliente que NÃO compraram sapato em 2010

Conclusão

Expressões avançadas garante uma interface mais rica e precisa.
Dúvidas? Comente!

Quer copiar esse post no seu site? Você pode!

Segundo a licença da Creative Commons 3.0 (CC BY SA 3.0) você pode copiar e distribuir esse conteúdo desde que faça menção ao autor original, para isso é só copiar esse código no final do artigo quando for publicá-lo em seu site:

<p>Artigo originalmente publicado em <em>21 de janeiro de 2012</em> por <strong><a href="http://pedroelsner.com/" title="Pedro Elsner, Profissional de TI - São Paulo">Pedro Elsner</a></strong>: <a href="http://pedroelsner.com/2012/01/criando-expressoes-avancadas-no-qlikview/" title="Criando expressões avançadas no QlikView">Criando expressões avançadas no QlikView</a></p>
A não menção ao autor original da obra implicará em cópia e/ou distribuição ilegal de propriedade intelectual, o que é crime segundo a Lei n.º 9.610.
  • eduardomoraes

    Olá Pedro, suas dicas são muito boas, parabéns!!

    Estou tentando fazer uma expressão parecida com o exemplo acima mas não estou conseguindo, é o seguinte: preciso contar clientes em uma base que não compraram uma determinada categoria de produto. Como faço isso?? Tentei usar Count com Distinct mas não funcionou. Tem alguma idéia do que posso usar? Espero que possa ajudar.

    Obrigado
    abs
    Eduardo Moraes

  • Diego Cardoso

    Pedro, ainda não consegui… mesmo assim muito obrigado!

  • Roosevelt Telles

    Pedro bom dia… me ajuda em uma aqui…
    Preciso dar um count em todas as vendas que não tenham CNPJ… como ficaria?

  • Marcel Viegas

    Pedro sumiu?

  • Jhonatan

    Muito boa a sua dica!
    Tem uma coisa que estou penando a alguns dias, tenho uma tabela que mostra percentuais de atingimento e quero fazer uma coluna contando quantos ultrapassaram de 100%, sabe como posso fazer?

  • That’s a sensible answer to a chelnalging question