5 de fevereiro de 2012  //  Sem Comentários  //  Categorias: Artigos, Linux, MySQL, PHP, Tutoriais

Estação de Desenvolvimento Web Ubuntu



Neste artigo quero compartilhar um passo-a-passo de configuração e instalação da minha estação de trabalho Ubuntu. Se você utiliza a mesma distribuição linux que eu, em 10 minutinhos teremos Apache, PHP, MySql e CIA instalados e pronto para uso! =)

Ubuntu 11+

Utilizo a distribuição Ubuntu por gosto, mas você pode utilizar a que você quiser (desde que ela suporte apt-get). Após instalar devidamente o OS de sua preferencia, atualizaremos o ports apt-get.

Gnome no Ubuntu 12

A versão 12 do Ubuntu vem com o gerenciador de janelas Unity definido como padrão. Se você assim como eu, não troca o bom e velho Gnome Classic, faça a instalação dele e seleciona-lo no login.

Apache + PHP5

Vamos instalar o Apache junto com o PHP, assim não precisamos alterar nenhum arquivo de configuração. =D

Para instalar o PHP 5.4, execute antes: sudo add-apt-repository ppa:ondrej/php5

Acesse http://localhost/ e já estará funcionando. Crie um arquivo .php com o seguinte conteudo <?php phpinfo(); e veja se o PHP também está funcionando.

Apache: mod_rewrite

Hoje em dia, nenhuma aplicação funciona sem url amigável, sendo assim precisamos desse recurso. Para ativar o mod_rewrite, primeiro fazemos a sua instalação:

Agora editamos o arquivo /etc/apache2/sites-available/default alterando as entradas AllowOverride None para AllowOverride All.

Por fim, re-carregamos o serviço do Apache.

Mysql Server

Não precisa de comentários. Instalamos ele junto com o driver de conexão do PHP para também não precisar alterar nenhum arquivo de configuração. =)

PHPMyAdmin

Você pode utilizar um software como o MySQL Workbench para administrar os bancos de dados do seu servidor, mas pra mim nada supera a praticidade do PHPMyAdmin. Em uma única página, de maneira rápida, você administra todos os banco de dados. (Se discorda, comente e me indique algo melhor =P)

Agora, acesse http://localhost/phpmyadmin/ e pronto!

Se a página não estiver carregando, adicione o conteúdo do arquivo /etc/phpmyadmin/apache2.conf no arquivo /etc/apache2/sites-avaiable/default e reinicie o serviço do apache sudo service apache2 restart

Extras

Bom, esses são os aplicativos básicos para que minhas experiências possam ocorrer sem anormalidades. Mas, ainda utilizo outros “brinquedinhos” para me divertir ainda mais. Aqui vão alguns:

Git

Utilizo git para publicar e versionar os plugins que desenvolvo para CakePHP e WordPress no GitHub. Então neste caso instalo apenas a versão cliente do git

SubVersion SVN

Esse eu utilizo como servidor para armazenar meus projetos que não podem ser público. Geralmente é algo que farei no Windows mesmo sem nenhum peso na consciência.

Sublime Text 2

Disparado na minha opinião o melhor editor para PHP da atualidade. As funcionalidades são muito interessantes e a quantidade de add-ons para ele é enorme. Se você ainda não conhece, babe conhecendo o que essa belezinha é capaz de fazer vendos esses vídeos.

Baixe aqui a versão para Linux e descompacte os arquivos em /etc/sublime_text/

Vim

Uma extensão do Vi que eu gosto muito de utilizar.

Agora, se desejar, configure ele para utilizar 4 espaços no lugar da tabulação.
Para isso edite/crie o arquivo /etc/vim/vimrc.local e adicione o seguinte conteúdo:

Preload

Normalmente eu virtualizo meus ambientes de trabalho por diversas razões. Uma delas é pela praticidade de colocar a VM no HD-Externo e abrir em qualquer micro e já sair trabalhando.

Neste caso, toda e qualquer configuração para optimizar recursos do sistema é sempre bem-vinda. A algum tempo, eu fiz um post sobre o preload aqui no blog e nele você encontra mais detalhes e informações de instalação.

Tutorial: Preload melhora drasticamente a performance do seu Linux

Quer copiar esse post no seu site? Você pode!

Segundo a licença da Creative Commons 3.0 (CC BY SA 3.0) você pode copiar e distribuir esse conteúdo desde que faça menção ao autor original, para isso é só copiar esse código no final do artigo quando for publicá-lo em seu site:

<p>Artigo originalmente publicado em <em>5 de fevereiro de 2012</em> por <strong><a href="http://pedroelsner.com/" title="Pedro Elsner, Profissional de TI - São Paulo">Pedro Elsner</a></strong>: <a href="http://pedroelsner.com/2012/02/minha-estacao-de-desenvolvimento-web/" title="Estação de Desenvolvimento Web Ubuntu">Estação de Desenvolvimento Web Ubuntu</a></p>
A não menção ao autor original da obra implicará em cópia e/ou distribuição ilegal de propriedade intelectual, o que é crime segundo a Lei n.º 9.610.