5 de junho de 2012  //  2 Comentários  //  Categorias: Artigos, PHP

PSR-1 e PSR-2: Coding Standards PHP



Atualmente a comunidade tem se mexido bastante em torno de elaborar e definir diversos padrões para o desenvolvimento em PHP. Conheça o novo Coding Standard para PHP aprovado recentemente.

PHP-FIG

O grupo PHP Framework Interoperability Group tem a finalidade de propor padrões e através de uma votação definir quais “deverão” ser utilizados, para facilitar a integração e utilização de diversas bibliotecas e frameworks.

PSR-1 e PSR-2

A proposta do PSR-1 e PSR-2 é referente a Conding Standard. Esta foi aprovada pelos membros e deverá ser implementada por toda a comunidade. Claro que haviam muitas de diferenças de opiniões e os membros do grupo discutiram de maneira amigável. Eles inicialmente começaram como uma única proposta (PSR), mas a rodada inicial de votações não deu uma maioria a favor. Os participantes que no entanto tinham interesse em vários requisitos diferente, então decidiram dividi-lo em 2 propostas, uma para a padrões básico de definições (Basic Coding Standard) e outra para o estilo (Suggested Style).

Acesse o repositório oficial e veja como as PSRs ficaram depois de aprovadas.

PHP-CS-Fixer

A comunidade também já disponibilizou um path para o phpcs verificar e detectar automaticamente os códigos que não respeitarem a PSR-1 e PSR2. Acesse o repositório oficial e saiba como utilizar.

Conclusão

O PHP por nascença não possuí padrão – basta ver nas suas próprias funções internas as variações de nomenclatura. Isso não faz dele pior ou melhor a outra qualquer linguagem, é apenas uma característica que dificulta a cultura de padronização para os desenvolvedores – especialmente os que desenvolve apenas ou começaram pelo PHP.

Portanto, espero que as propostas aprovadas pelo grupo sejam adotadas, assim quem sabe até os códigos dos “sobrinhos” terão uma grande possibilidade de ficarem padronizados. ^^’

Quer copiar esse post no seu site? Você pode!

Segundo a licença da Creative Commons 3.0 (CC BY SA 3.0) você pode copiar e distribuir esse conteúdo desde que faça menção ao autor original, para isso é só copiar esse código no final do artigo quando for publicá-lo em seu site:

<p>Artigo originalmente publicado em <em>5 de junho de 2012</em> por <strong><a href="http://pedroelsner.com/" title="Pedro Elsner, Profissional de TI - São Paulo">Pedro Elsner</a></strong>: <a href="http://pedroelsner.com/2012/06/psr-1-e-psr2-coding-standards-php/" title="PSR-1 e PSR-2: Coding Standards PHP">PSR-1 e PSR-2: Coding Standards PHP</a></p>
A não menção ao autor original da obra implicará em cópia e/ou distribuição ilegal de propriedade intelectual, o que é crime segundo a Lei n.º 9.610.
  • Lucas Freitas

    Pedro, o artigo está bom e indexado pelo google em boa posição. Mas teus erros de ortografia são complicados para um blog.

  • Sorry, texto revisado!